Duayer & Lourdes Valle
Lourdes Valle

LOURDES VALLE

Ainda muito jovem, a capixaba Lourdes optou pelas ciências exatas e seguiu carreira profissional na área de informática, apoiada por uma formação acadêmica em Engenharia e Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Aos 30 anos decidiu mudar de trajetória e dar vazão ao gosto pelas artes, através do viés teórico: Letras (UFES), Gestão da Cultura (UNESA–RJ) e História da Arte e da Arquitetura (PUC-RJ). Mudou de ares também, foi para o Rio de Janeiro.

A fotografia aconteceu como um apoio ao estudo das artes, principalmente História da Arquitetura e Urbanismo. Ao longo da experiência com o registro fotográfico documental, o prazer pela criação artística nasceu e se afirmou. Lourdes saiu do posto de observação e arriscou um trabalho próprio, iniciando o seu percurso nas artes visuais. E foi buscar mais conhecimento e técnica na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ.

Gostando de aprender, ela também gosta de ensinar e para isso organiza e ministra cursos de fotografia que formarão o núcleo de atuação da PHOTOFFICE, que se pretende um espaço para o desenvolvimento pessoal do aluno através da fotografia. E volta para a sua terra, a gostosa ilha de Vitória, trazendo a PHOTOFFICE com ela.

Segue aprendendo, ensinando, experimentando e criando. A fotografia é o seu ofício e a sua arte...

Duayer

DUAYER

Nasceu em Tombos, Minas Gerais, e morou no Rio de Janeiro até 2009. É jornalista e reside, atualmente, em Vitória. Iniciou sua carreira como fotógrafo com passagens pela Revista Manchete, Jornal do Brasil e após o primeiro lugar em um concurso fotográfico internacional foi contratado pelo jornal Pasquim, em sua fase de maior sucesso. Ali, após alguns anos, incentivado por Henfil e Jaguar, tornou-se um dos cartunistas/chargistas do jornal. Com cursos em artes gráficas percorreu algumas agências e tornou-se um multimídia: fotógrafo, desenhista e artista gráfico. O jornal O Pasquim e sua Editora Codedri lançaram no final da década de 80 um livro com um apanhado de sua obra: No País das Maravilhas.Tem 3 livros infantis publicados e um a ser lançado ainda em 2011.

Teve trabalhos publicados nos jornais Última Hora, Diário de Notícias, Jornal do Brasil, A Crítica, etc; em revistas nacionais como Playboy, Status, Mad, Ficção, Revista do Faustão, Visão e em revistas internacionais como a World Press Review, nos Estados Unidos Free Press na Holanda, Liberation, na França; possui algumas premiações em fotografia e cartuns e seus trabalhos foram expostos em vários países da Europa e América Latina.